segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O Núcleo Insikiran de Formação Superior Indígena

O que é

O Núcleo Insikiran foi criado em dezembro de 2001, após ter sido aprovado no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e no Conselho Universitário, com o objetivo de promover e incentivar a formação de estudantes indígenas na Universidade Federal de Roraima.

Nesta caminhada perdemos uma grande companheira, a Profa. Maria Auxiliadora de Souza Melo, primeira coordenadora do Núcleo, que envolvida totalmente nesta luta faleceu 15 dias após iniciado formalmente o curso.

Através dela homenageamos a todas as lideranças, comunidades indígenas e parceiros que não tem medido esforços para que esta iniciativa tenha êxito.

Parcerias

Esta iniciativa conta com a parceria das seguintes instituições que conformam o Conselho do Núcleo, alem dos representantes da UFRR, compõem o Conselho do Núcleo:

- um representante da Associação dos Povos Indígenas do Estado de Roraima / APIRR;
- um representante do Conselho Indígena de Roraima / CIR;
- um representante da Organização das Mulheres Indígenas de Roraima / OMIR;
- um representante da Organização dos Professores Indígenas de Roraima / OPIR
- um representante da Fundação Nacional do Índio / FUNAI;
- um representante do Núcleo de Educação Indígena (NEI) / Secretaria de Educação, Cultura e Desportos / (SECD-RR)


Em 2000, a Organização dos Professores Indígenas de Roraima apresentou uma pauta de reivindicação para a Universidade Federal de Roraima, na qual pleiteava reais condições de acesso e de permanência para os indígenas ao ensino superior.

Em resposta a essa demanda apresentada pelos povos indígenas, a administração de então da UFRR montou uma comissão interdepartamental e interinstitucional, cuja finalidade era a de, primeiramente, construir um espaço nessa instituição voltado para a discussão das questões indígenas e, em segundo, de elaborar uma proposta de inclusão de indígenas no Ensino Superior.

Tendo as principais organizações indígenas de Roraima como parceiras institucionais (Organização dos Professores Indígenas OPIR, Conselho Indígena de Roraima, CIR, Associação dos Povos Indígenas de Roraima, APIR e Organização das Mulheres indígenas de Roraima, OMIR), além da FUNAI e do Núcleo de Educação Indígena da Secretaria de Educação, a UFRR criou, em 2002, o Núcleo insikiran de Formação Superior indígena, e, em 2003, o curso de Licenciatura Intercultural.

O curso de Licenciatura Intercultural tem o objetivo de dar formação superior a mais de mil professores indígenas que hoje atuam nas escolas das comunidades indígenas em Roraima, para que possam promover a construção de uma educação escolar realmente diferenciada e voltada para os projetos de vida específicos das comunidades indígenas.
Para tanto, no início de 2003 foi realizado o primeiro processo seletivo diferenciado, quando foi selecionada a primeira turma da licenciatura Intercultural, com sessenta professores. As aulas do Curso foram iniciadas em julho do mesmo ano.

Depois disso foi realizada uma nova seleções e atualmente, o curso tem 180 professores indígenas regularmente matriculados no Departamento de Ensino de Graduação da UFRR, os quais vivenciam um processo de formação em serviço.

Em razão disso, o objetivo maior da Licenciatura intercultural é o de formar e habilitar professores indígenas em Licenciatura Plena com enfoque intercultural, para atuarem nas seguintes áreas de concentraçã: Ciências Sociais, Comunicação e Artes ou Ciências da Natureza, de acordo com as especificidades dos povos indígenas de Roraima e com a legislação vigente.


Projetos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa
CNPq: Estudos Indígenas: Cultura, Identidade e Educação

Projetos de Pesquisa

O Grupo Estudos Indígenas: Cultura, Identidade e Educação pretende consolidar um espaço de formação e pesquisa em que os professores formadores e estudantes indígenas, vinculados ao Núcleo Insikiran de Formação Superior Indígena, organizem práticas de estudos e pesquisas voltados a realidade dos povos indígenas de Roraima.

Para tanto, a formação profissional indígena será orientada com base no princípio da interculturalidade e da transdisciplinaridade visando a criação de novas metodologias e conteúdos curriculares orientados a atender às necessidades atuais das comunidades e escolas indígenas.


Linhas de Pesquisa:
• Arte e Comunicação
• Ciências Sociais e Educação Indígena
• Meio Ambiente e Auto-sustentação

Orientação de Projetos de Pesquisa:

Bolsas do Programa de Iniciação Científica da UFRR
Alunos Ensino Médio / PIBIC Jr. CNPq/FEMACT

Nenhum comentário: